Graduação
Fundamentos históricos e políticos da educação infantil brasileira
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Departamento:
Educação, Informação e Comunicação
Docente(s) responsável(is):
Bianca Cristina Correa, ,
Objetivos:
Geral: Analisar o desenvolvimento da educação infantil no Brasil e em outros países, seus objetivos e funções a partir da história da infância e das instituições infantis e das políticas orientadas a essa etapa educacional. Específicos: - Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões econômicas e socioculturais, articulando-o a questões do presente. -Analisar as diferentes concepções de criança e suas articulações com as concepções de creche e pré-escola e com as propostas governamentais destinadas a essa faixa etária. - Discutir questões relativas às políticas de acesso à educação infantil e ao processo de expansão de vagas e exclusão social de crianças de camadas populares no país. - Discutir, a partir da perspectiva dos direitos, questões relativas ao trabalho feminino, à infância, à mulher e ao trabalhador. - Analisar o papel da instituição de educação infantil e de sua complementariedade à família e à comunidade, tendo em vista a educação integral da criança de 0 a 6 anos de idade.
Programa:
1. História da Educação Infantil no Brasil 2. Creches e pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios. 3. Legislação para a educação infantil. 4. Os direitos da criança e o direito à proteção integral. 5. O acesso à educação infantil e as políticas de expansão de vagas e inclusão social. 6. Professores de educação infantil: singularidades, potencialidades e a especificidade da formação. 7. Concepções de infância na relação com os objetivos e funções da educação da criança de 0 a 6 anos: a especificidade da educação e cuidado em ambientes coletivos. 8. Relações entre as famílias e as instituições de educação infantil.