Graduação
Fundamentos do lazer
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Departamento:
Artes, Ciências e Humanidades
Docente(s) responsável(is):
Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco, Ricardo Ricci Uvinha
Objetivos:
Debater o fenômeno do lazer em nível de senso comum e conhecimento acadêmico; Oportunizar ao aluno subsídios que ofereçam o debate sobre os distintos conceitos presentes nos estudos do lazer; Propiciar ao aluno conhecimento sobre as abordagens que historicamente se embrenharam na tarefa de embasar a pesquisa em lazer; Realizar uma análise crítica dos conteúdos culturais do lazer, com ênfase nos interesses turísticos; Ilustrar os diversos tipos de equipamentos a serviço da prática de atividades de lazer; Abordar as possíveis barreiras que impedem o acesso ao lazer, como as econômicas, de gênero, em grupos especiais, entre outros; Ressaltar a tendência apontada para o campo do lazer nos diversos estudos nacionais e internacionais especializados. Ilustrar a ligação da esfera do lazer com a família e o ciclo vital; Apresentar aspectos históricos sobre a transformação do lazer no Brasil como campo de estudos e como atividade; Refletir sobre a aplicabilidade das políticas setoriais de lazer nas esferas pública, privada e do Terceiro Setor; Apresentar o lazer em seu fundamento educativo; Relacionar lazer e educação permanente; Identificar e associar equipamentos e espaços de lazer segundo a base teórica específica.
Programa:
O campo do lazer e da recreação por meio de conceitos, valores e conteúdos desenvolvidos em diversos estudos científicos no Brasil e no mundo, delineando um processo histórico marcadamente influenciado pela Revolução Industrial e apontando as tendências do lazer moderno em relação a outras esferas sociais da vida cotidiana. O fenômeno do lazer investigado a partir da sua relação com a cultura localizada, evidenciando as possíveis barreiras socioculturais no usufruto do tempo livre e analisando a participação deste segmento nos setores público e privado a partir da relação de demanda/oferta nos equipamentos de lazer e a formação de quadros especializados para lidar com o desenvolvimento do tema nos mais distintos ambientes socioeconômicos.