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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Área de concentração:

Enfermagem em Saúde Coletiva

Departamento:

Escola de Enfermagem

Docente(s) responsável(is):

Emiko Yoshikawa Egry, , Maria Rita Bertolozzi, , Maria Amelia de Campos Oliveira

Objetivos:

1. Identificar os diferentes referenciais teórico-filosóficos que embasam as práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2. Compreender a Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, apropriando-se de seus marcos teórico-metodológicos. 3. Analisar a realidade objetiva, captando-a e interpretando-a nas três dimensões: estrutural, particular e singular.

Justificativa:

A Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva tem sido utilizada para compreender e intervir nos cenários das práticas de Enfermagem e de outras áreas profissionais do campo da saúde. Está lastreada pelo materialismo-histórico e dialético, como base filosófica, apresentando como bases teóricas as categorias conceituais e as dimensionais. A dinâmica metodológica que a Teoria postula torna possível a captação da realidade dinâmica, para nela interpor instrumentos de intervenção.

Programa:

As correntes de pensamento e a construção do saber e das práticas em saúde: os caminhos da saúde coletiva e sua articulação com as demais áreas do conhecimento. A Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC): bases filosóficas e teóricas; Os elementos teórico-metodológicos da intervenção de Enfermagem em Saúde Coletiva: marcos conceituais, processo e práxis. Aplicação da metodologia de intervenção práxica na realidade objetiva de unidades de saúde e outros equipamentos da Atenção Básica, no contexto do território e considerando os perfis epidemiológicos dos diferentes grupos populacionais.