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Várzea

Autor(a):

Moraes, Ivan Furegato;Bastos, Flavia da Cunha;Carvalho, Maria José

Autor(a) USP:

Bastos, Flávia da Cunha

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Escola de Educação Física e Esporte [EEFE]

Assuntos:

futebol; esportes

Palavras-chave do autor:

futebol; formação de jogadores no Brasil; categorias de base; certificado de clube formador

Resumo:

O presente artigo objetiva demonstrar como a literatura brasileira descreve a evolução histórica do processo de formação de jogadores de futebol – principalmente com relação aos seus períodos, locais de aprendizagem, agentes educadores e metodologias utilizadas – e apresentar uma síntese histórica de tal processo, suprindo uma lacuna existente nos estudos dessa temática. Para tal foi realizada uma revisão sistemática com base na busca de dissertações, teses e artigos no Portal de Periódicos do Capes. Devido aos poucos estudos localizados foram utilizados trabalhos referenciados nos mesmos e livros sobre o tema. A análise das informações encontradas levou à organização do material em cinco períodos cronológicos que retratam a evolução do processo de formação no Brasil, sendo observado que o mesmo partiu de um modelo elitista – realizado principalmente nos clubes socioesportivos – para um popular – informal e livre, realizado nas ruas e campos de várzea – até se tornar totalmente formalizado – restrito, controlado e baseado em métodos científicos –, sendo realizado nas categorias de base dos clubes tradicionais e dos clubes-empresa com objetivo de formar jogadores para “venda”. Esses achados permitiram realizar uma síntese contendo todos os períodos, locais onde a formação ocorre, prin-cipais agentes educadores e metodologias de ensino empregadas em cada um deles, a qual pode servir de referencial para futuros estudos e novas pesquisas sobre o tema.

ABNT:

MORAES, Ivan Furegato; BASTOS, Flavia da Cunha; CARVALHO, Maria José. Formação de jogadores de futebol: processo histórico e bases para a evolução no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 148-163, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5585/podium.v5i2.142 > DOI: 10.5585/podium.v5i2.142.