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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto [FCFRP]

Departamento:

Disciplinas Interdepartamentais da FCFRP

Docente(s) responsável(is):

Elisa Maria de Sousa Russo, Harnôldo Colares Coêlho, Vânia dos Santos

Objetivos:

Desenvolver no aluno uma formação mais humanística, critica e reflexiva, compreendendo-se como profissional do cuidado em saúde, com a compreensão da complexidade da sua inserção no sistema de saúde e na sociedade. Objetivos Específicos: - Desenvolver no aluno a compreensão de como os contextos sócio- econômicos-culturais e familiares, tem dimensão simbólica e influenciam na concepção do processo saúde-doença, nas formas de adoecimento e na escolha dos tratamentos em saúde. - Desenvolver no aluno a compreensão da Farmácia como prática social e da sua importância como profissional de saúde, contextualizando a história da profissão farmacêutica e as suas diversas área de atuação, permitindo o desenvolvimento da capacidade do aluno para correlacionar diferentes concepções de sociedade e a prática profissional, assim como perceber a complexidade de seu envolvimento social com a comunidade, sendo capaz de analisar criticamente a problemática de saúde a nível individual e coletivo. - Desenvolver no aluno a compreensão da importância das Políticas de Saúde voltadas para as populações mais vulneráveis. - Reconhecer o processo educativo como essencial à prática do farmacêutico, compreendendo o processo como processo de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Programa:

A importância de uma formação humanística do profissional de saúde é consensual no meio acadêmico-cientifico e tem sido o eixo principal das políticas indutoras dos Ministérios da Saúde e da Educação. As diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia também apontam fortemente para a necessidade do farmacêutico como profissional de saúde com “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde”, sendo o ser humano o seu principal foco de trabalho. A responsabilização do farmacêutico pelo acompanhamento da farmacoterapia do usuário, assim como a importância do trabalho em equipe multidisciplinar e multiprofissional demonstram a importância deste profissional desenvolver uma compreensão profunda de como as relações sociais acontecem, como aconteceu a evolução dos conceitos de saúde em relação ao desenvolvimento da sociedade, a importância de introjetar o conceito de farmacêutico como profissional do cuidado e não somente do medicamento.1. A Importância do estudo da Sociologia e Antropologia na formação do farmacêutico. 2. Saúde e Sociedade: Processo Saúde-Doença. As transformações sócio-políticas e econômicas da sociedade capitalista e as implicações na prática do cuidado. A medicalização da Sociedade. 3. Dimensões do grupo social: classes sociais, gênero, geração, etnia. 4. O profissional de Saúde e os direitos humanos. 5. Conceitos básicos de cultura, sua dinamicidade e implicações para a saúde. 6. A dimensão simbólica no tratamento de saúde: variações culturais na interpretação do adoecimento e manutenção da saúde. 7. Evolução histórica da Farmácia no Brasil e no mundo. 8. Praticas Complementares em Saúde. 9. Deslegitimação das práticas populares de cura no Brasil. 10. Meio Ambiente na concepção humanística da saúde 11. Políticas de Saúde voltadas para as populações mais vulneráveis: 12. Educação em Saúde – Importância e contextualização. O Farmacêutico como agente de educação em saúde.