Graduação
Farmácia e as políticas de saúde e de medicamentos
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto [FCFRP]
Departamento:
disciplinas Interdepartamentais da FCFRP
Docente(s) responsável(is):
Vânia dos Santos,
Objetivos:
Desenvolver no aluno a compreensão do farmacêutico como um profissional do cuidado em saúde, com conhecimento sobre a Política de Saúde do Brasil (Sistema Único de Saúde/SUS) e a Política Nacional de Medicamentos, com embasamento para todas as suas diretrizes. Objetivos Específicos: 1. Permitir ao aluno apropriar-se do conteúdo conceitual da Política de Saúde do País, conduzindo-o a um processo de reflexão sobre os principais princípios e diretrizes do SUS, os conceitos de Atenção Básica a Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e Política de Humanização. 2. Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do (a) farmacêutico (a) nas áreas de competência para o cuidado integral. 3. Reconhecer o processo educativo como essencial à prática do farmacêutico, compreendendo-o como processo de transformação dos indivíduos e da sociedade. 4. Desenvolver no aluno a compreensão dos diferentes fatores que interferem sobre as Características do Mercado Farmacêutico Brasileiro. 5. Desenvolver no aluno o conhecimento sobre as Diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, sua importância e os diversos fatores que interferem na implementação desta Política. 6. Capacitar o aluno para que compreenda o que é e a importância: do Uso Racional do Medicamento, dos Medicamentos Essenciais e dos diferentes componentes da Assistência Farmacêutica. 7. Desenvolver no aluno a capacidade de refletir sobre os diferentes componentes do Ciclo da Assistência Farmacêutica no Serviço Público de Saúde.
Programa:
As diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Farmácia colocam entre as competências e habilidades do farmacêutico a atenção a saúde “os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos”. As diretrizes trazem ainda que: “A formação do Farmacêutico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).” A proposta, da disciplina ser obrigatória, justifica-se plenamente, na perspectiva do aluno de Farmácia, compreender o seu papel como profissional de saúde, inserido dentro do contexto da Política de Saúde do Brasil (o Sistema Único de Saúde). Esta compreensão é fundamental para que ele entenda sua importância, não só como o profissional do medicamento, mas também e principalmente como o profissional do cuidado em saúde. Políticas de Saúde: Modelos de Atenção à Saúde. A Reforma Sanitária no Brasil. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS. Atenção Primária a Saúde. Redes de Atenção à Saúde Política de Medicamentos: Uso Racional do Medicamento. Política Nacional de Medicamentos. Ciclo do Medicamento no serviço público. Introdução a Farmacoepidemiologia.1. Políticas de Saúde. 1.1. Modelos de Atenção à Saúde. 1.2. A Reforma Sanitária no Brasil. 1.3. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde: Universalidade, Equidade, Hierarquização, Descentralização, Regionalização, Resolutividade, Integralidade, Controle Social. 1.4. Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS): 1.5. Atenção Primária à Saúde: Conceitos e princípios; Política Nacional de Atenção Básica a Saúde (PNAB), Estratégias de Saúde da Família. Territorialização. Núcleos Ampliado de Apiio a Saúde da Família e Atenção Básica. Programa Nacional de Imunização. 1.6. Redes de Atenção à Saúde: Conceito, princípios, importância na organização do Sistema de Saúde. 1.7. Redes de Apoio Psicossocial: Conceito, princípios e organização, importância da Saúde Mental no contexto da atuação do Farmacêutico. 2. Política de Medicamentos 2.1. Uso Racional do Medicamento: conceituação, características do mercado farmacêutico e do sistema de saúde que interferem neste processo, ações a serem realizadas para mudança do perfil atual. 2.2. Diretrizes da Política Nacional de Medicamentos: Adoção da Relação de Medicamentos Essenciais, Reorientação da assistência farmacêutica, Promoção do Uso Racionalç de Medicamentos, Garantia da Segurança, Eficácia e Qualidade dos Medicamentos (farmacovigilância) e Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos. 2.3. Ciclo do Medicamento no serviço público: Seleção: (Comissão de Farmácia e Terapêutica; Medicamentos Essenciais: conceituação, importância, RENAME, RESME e RENUME, Diretrizes Clínicas e Terapêuticas. Componentes Básico, Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica). Conceituação de Programação, aquisição, armazenamento. 2.4. Introdução a Farmacoepidemiologia: Definição e importância. 3. Fundamentos do Cuidado Farmacêutico.