Dissertação (Mestrado)
Experiências aos rés do chão – uma visão para a educação popular: estudo de caso sobre o cursinho popular Florestan Fernandes
Autor(a):
Tangerino, Stella Verzolla
Orientador(a):
Kruppa, Sonia Maria Portella
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
educação popular; movimentos sociais; curso de extensão universitária; política educacional; emancipação; filosofia
Palavras-chave do autor:
cursinho popular;educação popular;emancipação;filosofia;movimentos sociais;política educacional
Resumo:
Nosso estudo oferece a problematização político-pedagógica da experiência docente em um Cursinho Popular Pré Vestibular da Capital paulista (Cursinho Popular Florestan Fernandes), pesquisa que evoca em seus capítulos alguns tensionsamentos: a cultura da elitização do acesso ao ensino superior, os obstáculos ao ingresso no ensino superior pelos alunos de escola pública e a até mesmo como a urbanização de São Paulo tem reproduzido em larga medida, as desigualdades educacionais. Animados da convicção de que a resposta aos desafios que nos colocam as complexas questões da experiência educacional contemporânea somente pode ser pensada e enfrentada criativamente, em espaços de realização histórica não formais, os cursinhos populares acenam como instrumentos alternativos e originais não apenas de inclusão ou de preparo para o vestibular, mas, sobretudo, de um trabalho de empoderamento do estudante. As entrevistas e relatos das práticas que trouxemos afirmam a validade da estrutura do Cursinho como instância de transformação de um interdito inicial em experiências emancipadoras, tarefa que se realiza em conjunto e como ensina-nos Paulo Freire, de modo solidário. À medida em que se desenvolve a temática da construção de espaços que asseguram a oportunidade de acesso dos grupos discriminados, ampliando sua participação em diferentes setores da vida econômica, política, institucional, cultural e social, as reflexões finais do trabalho voltam-se a um olhar sobre o ensino da Filosofia no Cursinho, à maneira socrática: como gesto político e como potência do pensar, reflexo do trabalho de seis anos de docência da autora com essa disciplina.
ABNT:
TANGERINO, Stella Verzolla; KRUPPA, Sonia Maria Portella. Experiências aos rés do chão - uma visão para a educação popular: estudo de caso sobre o cursinho popular Florestan Fernandes. 2018.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-095026/ >.