Pós-Graduação
Etnografias Urbanas Contemporâneas
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Área de concentração:
Sociologia
Departamento:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Docente(s) responsável(is):
Vera da Silva Telles, , Carolina Christoph Grillo
Objetivos:
Este curso tem por objetivo refletir sobre as grandes cidades de hoje a partir da contribuição da pesquisa etnográfica. A proposta é discutir sobre a produção da cidade contemporânea no mundo neoliberal e globalizado, com foco nos temas da pobreza, violência, mercado, trabalho e lutas sociais. Entretanto, em vez de partir das abordagens teórico-analíticas desenvolvidas para tratar dessas questões, pretende-se seguir o caminho contrário. Com base em etnografias urbanas produzidas nas últimas décadas, serão discutidas as escolhas metodológicas adotadas e os repertórios conceituais acionados para analisar o material de campo apresentado. Nesse sentido, são objetivos deste curso: 1) Atualizar-se com relação ao debate contemporâneo em torno da prática de pesquisa etnográfica; 2) Mapear correntes teóricas da sociologia urbana a partir do seu emprego no enquadramento analítico das etnografias; 3) Discutir sobre a pobreza e conflitos na periferia do capitalismo com base em estudos etnográficos.
Justificativa:
A etnografia ocupou um lugar de destaque na constituição da sociologia urbana e suas agendas de pesquisa. No entanto, desde as primeiras grandes monografias urbanas, tanto as cidades quanto a etnografia passaram por profundas transformações. Apesar da atualidade de temas clássicos como a pobreza, segregação socioespacial e economias urbanas, essas discussões inserem-se agora em circunstâncias históricas muito distintas e já não se permitem mais serem abordadas a partir dos modelos tradicionais da pesquisa etnográfica. Num mundo neoliberal, globalizado e pós-industrial ou pós-colonial, os estudos sobre a cidade deparam-se com a necessidade de seguir fluxos, descrever movimentos, deslizar entre o local e o global, o legal e o ilegal. Mas paralelamente ao avanço do capitalismo no mundo, evidenciado ao longo do século XX, o método etnográfico foi submetido a sucessivas reformulações e críticas que lhe permitiram emancipar-se de sua natureza eminentemente local e ahistórica. A despeito da forte suspeição que paira sobre a artesania da pesquisa etnográfica, ela vem consolidando-se como, mais do que um método, uma postura teórico-metodológica capaz de articular diferentes escalas de análise e colocar em diálogo as mais diversas perspectivas sobre o mesmo tema. Nesse sentido, as discussões deste curso visam a abordar algumas das principais questões que concernem às grandes cidades contemporâneas a partir da produção etnográfica recente. Na primeira parte do curso serão discutidos os questionamentos políticos e epistemológicos sobre a etnografia, que permearam o debate antropológico desde a década de 1970 e culminaram no reposicionamento teórico-metodológico dessa prática de pesquisa, inclusive no âmbito da sociologia. Em seguida, a produção etnográfica da sociologia urbana norte-americana contemporânea servirá de guia para o mapeamento de correntes teórico-analíticas que competem para a compreensão da pobreza e segregação nas grandes cidades. Mantendo o diálogo com a produção científica do norte global, parte do curso se debruçará sobre questões pertinentes à pesquisa urbana no Brasil, com especial foco nos trabalhos que se desenvolvem nas margens da legalidade e que vêm constituindo um proeminente campo de investigação. Uma vez deslocada a atenção para a periferia do capitalismo, as sessões subsequentes buscarão perpassar debates sobre as expectativas da modernidade na produção da cidade contemporânea no sul global pós-colonial. Por fim, questões tratadas ao longo do curso – pobreza, violência, trabalho e lutas sociais – serão revisitadas a partir de abordagem de gênero, operando um deslocamento de perspectiva.
Programa:
1 - A etnografia na contemporaneidade 2 - Poder e diferença no fazer etnográfico: a crítica pós-moderna e seus desdobramentos 3 - Teoria e etnografia na sociologia urbana norte-americana 4 - O gueto negro e políticas públicas nos EUA 5 - Da marginalidade às margens: figurações da pobreza urbana 6 - Etnografias nas margens da lei 7 - Trajetos e tramas urbanas a partir das drogas 8 - Os lugares de mercado no tráfico de drogas das grandes cidades 9 - As cidades globais 10 - Modernidade e miséria na África pós-colonial: o Copperbelt 11 - Etnografia política na África do sul pós-apartheid 12 - Pobreza, violência e luta: a perspectiva feminista