ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Área de concentração:

Ciências da Comunicação

Departamento:

Escola de Comunicação e Artes

Docente(s) responsável(is):

Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, , Roseli Aparecida Figaro Paulino

Objetivos:

Apresentar o desenvolvimento dos estudos culturais feministas, no âmbito anglo-americano, identificando as repercussões dessa intervenção que reorganizou a agenda dos estudos culturais. Destacar a análise da cultura popular de massa como propulsora da convergência entre estudos culturais e questões de gênero, tanto no contexto anglo-americano quanto no latino-americano. Explorar distintas problemáticas que têm potencial para configurar um programa de pesquisa em estudos culturais feministas.

Justificativa:

Se até recentemente o tema tinha importância secundária, frente ao avanço tanto do movimento quanto da(s) teoria(s) feminista(s), urge destacar a análise cultural da mídia, com viés feminista, como elemento-chave na configuração de um determinado programa de pesquisa em estudos culturais.

Programa:

O feminismo foi apontado por Stuart Hall (2003) como uma “interrupção” que revolucionou os rumos dos estudos culturais em meados dos 1970. Com o propósito de cartografar o desenvolvimento de estudos culturais feministas, identificam-se as repercussões dessa intervenção. Na primeira parte do curso, toma-se como ponto de partida narrativas, sobretudo, anglo-saxônicas, que evidenciam vinculações entre estudos culturais e questões de gênero. Na sequência, observa-se o interesse pela análise da cultura popular de massa como propulsor da convergência entre estudos culturais e questões de gênero, tanto no âmbito anglo-americano quanto no latino-americano. E, por fim, são identificadas problemáticas que têm potencial para configurar uma agenda de investigação que vincula os estudos culturais, questões de mídia e de gênero, constituindo um programa de pesquisa em estudos culturais feministas. Pontos do conteúdo programático: 1. Uma introdução aos estudos culturais 2. As narrativas-chave sobre o encontro entre feminismo e estudos culturais; 3. A análise da cultura popular de massa com viés feminista; 4. A problemática da alquimia entre categorias sociais como classe, gênero, raça e geração; 5. A ascensão da problemática da tecnologia vinculada ao(s) feminismo(s).