Tese (Doutorado)
Estudo sobre características e repercussões comportamentais de um grupo de famílias em processo de ocupação de uma área pública
Autor(a):
Abreu, Jose Luiz Crivelatti de
Orientador(a):
Mejias, Nilce Pinheiro
Ano de publicação:
1993
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
migração; psicologia ambiental; adaptação psicológica; família (psicologia); modificação do comportamento
Resumo:
Investiga características, condições de vida e alterações de comportamento de um grupo de famílias no processo de ocupação de uma área pública, em Florianópolis SC, tendo como base as condições de vida consideradas relevantes para o bem-estar humano. Realiza duas entrevistas com mães de 9 famílias; entrevista inicial antes da transferência e entrevista de acompanhamento. Os resultados revelam que as famílias viviam em condições bastante precárias antes da mudança, determinadas por problemas de ordens diversas. Nas novas condições, maior numero de adultos passa a trabalhar e maior número de crianças a frequentar escolas. Verifica, também, um aumento dos contatos sociais com vizinhos e maior participação em entidades comunitárias. Constata que, ao final da pesquisa, todas as famílias encontram-se satisfeitas com o que haviam conseguido, mesmo com a persistência de muitas das dificuldades. As avaliações das novas circunstancias, no quarto mês depois da mudança, apresentam-se favoráveis na medida em que dificuldades mais graves foram resolvidas.
ABNT:
ABREU, Jose Luiz Crivelatti de; MEJIAS, Nilce Pinheiro. Estudo sobre características e repercussões comportamentais de um grupo de famílias em processo de ocupação de uma área pública. 1993.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.