Rossini, José Cláudio de Carvalho

Pinto, Luis Cesar de Souza

Escola Politécnica [EP]

hidráulica fluvial; transporte de sedimentos

O problema de erosão nas cidades brasileiras tem sido motivo de estudos, por se tratar de um problema não apenas técnico mas de cunho político, social, econômico e ambiental gerando problemas complexos de difícil solução, tais como assoreamento e contaminação dos corpo d'água entre outros. O estudo apresentado se dá na sub-bacia do rio Cabuçu de Baixo na região norte da cidade de São Paulo, que tem características semelhantes a da ocupação desordenada das periferias do município. Após um período de três anos hidrológicos de monitoramento, foram analisados os dados de uso e ocupação do solo e sedimento métricos. Procura-se com isso dar alguns indicativos para responder algumas questões sobre o assunto erosão/assoreamento: Qual é a quantidade de sedimentos aportados para o rio? Qual é a influência do manejo incorreto do solo urbano para o aporte de sedimentos? Os dados gerados com essa pesquisa são uma ferramenta de grande utilidade para planejadores urbanos, por dar um horizonte sobre produção de sedimentos em bacias urbanas com ocupação desordenada em áreas de periferia.

ROSSINI, José Cláudio de Carvalho; PINTO, Luis Cesar de Souza. Estudo da relação de vazão sólida x vazão líquida em pequenas bacias urbanas. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.