Prado, Regina Manoela Perez

Westphal, Márcia Faria

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

saúde pública; direito à saúde

Objetivo: Avaliar a incorporação do direito à saúde por sujeitos sociais usuários do SUS e da rede privada. Comparar nos dois segmentos: o conceito do direito à saúde, a identificação em nível simbólico das representações sobre saúde-doença da tipologia "litíase renal", o uso de tratamentos alternativos, o acesso aos serviços públicos de saúde e problemas quanto ao uso dos serviços públicos e da rede privada. Métodos: O universo do estudo constituiu-se em 50 casos, sendo 21 do SUS e 29 da rede privada. A pesquisa foi realizada em 8 meses, em clínica particular de Salvador, que atendia esses dois segmentos. As técnicas usadas foram a da observação participante, a entrevista a partir de um formulário semi-estruturado e a coleta de depoimentos pessoais. Para a delimitação da amostra, foi usado o método de saturação. Os dados foram organizados por categorias surgidas na pesquisa e analisadas segundo a bibliografia específica. Resultados: Entre os dois segmentos estudados, usuários do SUS e da rede privada, os maiores níveis de escolaridade, renda e melhor situação de emprego, estiveram associados a maior grau de consciência sobre o direito à saúde, sem, no entanto, significar grandes diferenças nos resultados obtidos. Os resultados mostraram que a utilização dos serviços públicos de saúde, como apoio para tratamento da litíase renal, é intensa tanto para os usuários do SUS como para os da rede privada. Conclusões: A incorporação do direito à saúde entre os usuários do SUS ou entre os da rede conveniada, em Salvador-BA, é praticamente inexistente, dado que deve reproduzir o que ocorre na maioria da população brasileira, especialmente a de baixo poder aquisitivo, que está também excluída do direito à saúde, estando portanto, distante dos ideais da Declaração da Alma-Ata, que objetivou saúde para todos no ano 2000.

PRADO, Regina Manoela Perez; WESTPHAL, Márcia Faria. Estudo comparativo entre usuários do Sistema Único de Saúde e da Rede Médica Privada sobre a incorporação do direito à saúde em Salvador-Bahia 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.