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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [FMRP]

Departamento:

Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP

Docente(s) responsável(is):

Luciana Vitaliano Voi Trawitzki, Patricia Pupin Mandra

Objetivos:

A disciplina "Estágio em Atenção na Comunidade II" ter por objetivo inserir o aluno em programas de atenção à comunidade após o reconhecimento prévio das características, condições e necessidades da população assistida pelas unidades de saúde e escolas. A partir de orientações e oficinas com grupos de idosos, crianças, adolescentes, pais, gestantes, professores e outros, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a atuação preventiva em grupos, compreendendo o seu dinamismo e propostas educativas atuais. A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno a continuidade das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais a todos os envolvidos nos ambientes de trabalho.

Programa:

Programa Resumido Orientações e oficinas com grupos de idosos (envelhecimento e memória); Orientações a pais, familiares e equipes de funcionários; Orientações e oficinas com escolares a partir da demanda reconhecida previamente; Orientações e oficinas com professores; Ações voltadas para a detecção de distúrbios da comunicação oral e escrita e das funções orofaciais junto à população (triagens, entrevistas e aplicação de questionários). Programa Atuação grupal junto à população (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a partir de orientações e oficinas; Interdisciplinaridade em ações no âmbito escolar e nos serviços de saúde; Memória e envelhecimento; Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita; Medidas de favorecimento da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita; Hábitos orais deletérios e consequências ao desenvolvimento craniofacial e funções orofaciais; Orientação vocal à população; Oficinas de aquecimento e desaquecimento vocal para professores e demais profissionais; Detecção dos distúrbios de comunicação (oral e escrita) e dos transtornos relacionados às funções de respiração, fala, mastigação e deglutição, tanto no âmbito escolar quanto nos serviços de saúde, a partir de triagens, entrevistas e aplicação de questionários.