Graduação
Estágio de vivência e investigação em gestão escolar e políticas públicas
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Departamento:
Adm Escolar e Economia da Educação
Docente(s) responsável(is):
Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Ocimar Munhoz Alavarse, Rosangela Gavioli Prieto, Rubens Barbosa de Camargo, Sonia Maria Portella Kruppa
Objetivos:
Propiciar ao futuro educador, numa perspectiva crítica, a partir do contato ativo com a realidade escolar (prioritariamente), ou com outro espaço educativo, conhecimentos básicos relativos às condições em que se realizam o trabalho, a gestão e a participação na educação básica, com vistas à organização, à coordenação das atividades escolares, atividades educativas em espaços públicos e compreensão dos impactos das políticas públicas na gestão.
Programa:
Aspectos a serem contemplados no estágio de investigação: 1. A escola como local de trabalho 1.1 A Escola como Instituição Social 1.2 A Escola e o contexto social local 1.3 A escola e o meio ambiente do entorno 1.4. As diversas formas de trabalho no interior da escola 1.5 Atividades-meio e atividades-fim 2. A coordenação do trabalho coletivo na escola. 2.1 Caráter mediador da administração escolar 2.2 A coordenação pedagógica e a orientação educacional como funções de coordenação do trabalho na escola. 2.3 Avaliação do projeto político pedagógico da escola 2.4 Construção de indicadores para a gestão escolar 3. As condições objetivas de trabalho na escola. 3.1 Condições materiais 3.2 Pessoal escolar 3.3 Administração financeira 3.4 Serviços 4. A administração, as normas e sua aplicação 4.1 Regimento escolar 4.2 Plano Escolar 4.3 Contextualização da unidade escolar no sistema de ensino 5. Participação na gestão escolar 5.1 Setores participantes. pessoal escolar . alunos. pais. comunidade externa à escola 5.2 Mecanismos de participação escolar. conselho de escola. associação de pais e mestres. grêmio estudantil. conselhos de classe. reunião de professores. reunião de pais. outros