Graduação
Estágio curricular integrado VI: gestão gerontológica integrada e gestão de casos II
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Departamento:
Artes, Ciências e Humanidades
Docente(s) responsável(is):
Rosa Yuka Sato Chubaci, Ruth Caldeira de Melo,
Objetivos:
Identificar, planejar, desenvolver e avaliar um plano de atenção Gerontológica Integrada direcionada aos idosos cujas demandas são de recuperação e reabilitação, tanto em termos de capacidade funcional, como vulnerabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Identificar as demandas e as necessidades dos equipamentos de atenção secundária e terciária do SUS e SUAS e propor planos de gestão organizacional.
Programa:
Refletir sobre o cuidado integral do idoso sob a ótica das demandas secundárias e terciárias das áreas da saúde e assistência social. Identificar as demandas assistenciais dos idosos no contexto da proteção social especial e da atenção terciária à saúde. Conhecer e executar as intervenções necessárias para atender as demandas físicas, psicológicas e socioculturais do idoso e familiares dentro do contexto dos equipamentos do SUS e SUAS. Desenvolver planos de gestão organizacional e de casos, de acordo com as necessidades e demandas dos equipamentos e dos idosos atendidos. Utilizar o plano de atenção gerontológica visando à integralidade do cuidado prestado ao idoso na assistência hospitalar, no pós-alta e na assistência ao idoso institucionalizado. Levantamento de necessidades, práticas profissionais e ações em saúde e proteção social em equipamentos de atenção secundária e terciária. Especificamente, os estudantes deverão desenvolver observações e levantamentos referentes aos aspectos de vulnerabilidade e de fragilidade de idosos em equipamentos de proteção social especial e equipamentos de atenção secundária e terciária à saúde. Ainda, serão habilitados para a utilização de ferramentas necessárias para a sistematização do processo de gestão organizacional.