ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Área de concentração:

Enfermagem em Saúde Coletiva

Departamento:

Escola de Enfermagem

Docente(s) responsável(is):

Lucia Yasuko Izumi Nichiata, , Célia Maria Sivalli Campos

Objetivos:

1. Identificar as políticas estatais como instrumento do Estado; 2. Discutir a implementação das políticas de saúde no Brasil em contraponto aos processos de produção e de reprodução social, com enfoque nas diretrizes da Atenção Primária à Saúde no Brasil; 3. Analisar e discutir o Sistema Único de Saúde (SUS) em seus aspectos histórico, legal e organizacional; 4. Analisar características e desafios das Políticas de Atenção Primária à Saúde no Brasil para responder necessidades de saúde dos grupos sociais e do trabalho em saúde.

Justificativa:

O Sistema Único de Saúde é uma política estatal com mais de 25 anos de implantação. É necessário discutir como histórica e socialmente vem sendo operacionalizada, para oferecer elementos para interpretar os nexos entre as necessidades de saúde, o direito e a sua correspondência com as respostas dos serviços de saúde. A Enfermagem, no conjunto das demais práticas de saúde, ao participar ativamente na sua consolidação, vem enfrentando desafios advindos da contradição do Sistema, buscando implementar práticas de saúde em resposta a necessidades de saúde dos grupos sociais e como resposta a pressão de interesses de classe e de setores da sociedade civil.

Programa:

1. O Estado como formulador de políticas estatais 2. O Estado e as políticas estatais de saúde 3. As políticas estatais e o processo de produção de serviços de saúde 4. A implementação do SUS: limites e potencialidades do projeto de universalização da saúde face aos modelos e programas prioritários de saúde em desenvolvimento no Brasil 5. APS e necessidades de saúde 6. Experiências da APS na Bahia, em resposta a necessidades sociais de saúde