ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Lopez, Silvia Karina

Orientador(a):

Olmos, Ana Cecília Arias

Ano de publicação:

2007

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

literatura argentina (crítica e interpretação); espaço urbano (representação); espaço (estética); signo linguístico; teatro (literatura)

Palavras-chave do autor:

corpo;dinheiro;espaço;fronteira;língua;outro;periferia

Resumo:

O objetivo deste trabalho é ler a representação do espaço nos textos de Patrícia Zangaro. O espaço aparece como um conjunto de signos que constroem uma chave de sentido no campo literário. Patrícia Zangaro trabalha a questão do espaço junto com as idéias de fronteira, periferia e do outro como o sujeito que se pode olhar detrás da linha que separa os territórios de pertença, no lugar do deslocamento. Pensar em uma periferia é pensar em um centro que é seu oposto. Por outro lado, a leitura da representação do espaço abre outros sentidos nos tópicos do corpo, do dinheiro e da língua que aqui analisaremos. Esses temas possibilitam pensar nas relações de poder que são construídas entre os sujeitos que circulam por um espaço determinado.

ABNT:

LOPEZ, Silvia Karina; OLMOS, Ana Cecília Arias. Espacios textuales en la obra de Patricia Zangaro. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-10082007-161722/ >.