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Ação Afirmativa

Autor(a):

Lima, Jéssica Antunes Oliveira;Costa, Tarcila;Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo;Marino, Viviane Cristina de Castro

Autor(a) USP:

Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]

Nome do evento:

Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Assuntos:

fissura lábiopalatina; desenvolvimento da fala; fonoaudiologia

Resumo:

A fissura labiopalatina (FLP) requer cirurgias precoces, a fim de diminuir o risco de alterações no desenvolvimento da fala. No entanto, várias são as condições de saúde que podem levar ao adiamento de cirurgias. Por este motivo, iniciativas de ações preventivas são necessárias. Entende-se que cuidadores de pacientes que recebem orientações ou encontram-se em terapia fonoaudiológica em uma clínica escola podem se beneficiar das informações contempladas em um material multimídia construído para este fim, ou, ainda, atuar como disseminadores de informações contempladas neste material para outros cuidadores oriundo de seu município. Particularmente, sugere-se que entendimento de pais e cuidadores de crianças com fissura labiopalatina (FLP) sobre a velofaringe, em condições normais e alteradas, e sobre a palatoplastia primária pode ser favorecido por meio do uso de materiais informativos. Objetivos: Comparar o entendimento de pais e cuidadores de uma clínica escola antes e depois de assistirem a um material multimídia, desenvolvido em 2012, sobre palatoplastia primária, velofaringe e cuidados necessários com atenção básica a saúde do bebê com FLP. Metodologia: Um grupo de 12 pais e cuidadores foi convidado a responder a um roteiro avaliativo antes e depois de assistirem a um material multimídia sobre velofaringe e palatoplastia primária. O roteiro consistiu de 20 questões que compreendiam termos e imagens sobre a FLP, a velofaringe e sobre a palatoplastia ou solicitavam análise de afirmativas sobre as condições de saúde necessárias para a realização da cirurgia. O impacto do material no entendimento dos participantes foi verificado comparando-se a porcentagem de respostas corretas obtidas antes e após a apresentação do material. Primeiramente, verificou-se o número mínimo e o número máximo de respostas corretas obtidas antes e após a apresentação do material multimídia. Após, comparou-se a média de acertos obtidos antes e após a apresentação do material multimídia. Verificou-se, também, se as respostas foram diferentes antes e após a apresentação do material, ao analisar as respostas apresentadas por participante, pelo teste do sinal (não paramétrico). Resultados: Os dados revelaram que o número mínimo de respostas corretas antes dos participantes assistirem ao material foi de 3 acertos e após esta atividade foi de 5 acertos. O número máximo de respostas corretas obtidas foi de 12 acertos antes e após os participantes assistirem ao material. Ao se levar em conta todas as questões obtiveram-se, em média, 63% respostas corretas antes dos participantes assistirem o material e 90% após esta atividade. Houve diferença estatisticamente significante entre as respostas dos participantes, antes e após a apresentação do material (p<0.005). Conclusão: O aumento de respostas corretas de 27%, em média, após os participantes assistirem ao material multimídia sugere que esse o material teve impacto no entendimento do grupo estudado sobre questões envolvendo velofaringe, atenção básica de saúde ao bebê e palatoplastia.

ABNT:

LIMA, Jéssica Antunes Oliveira; COSTA, Tarcila; DUTKA, Jeniffer de Cassia Rillo; MARINO, Viviane Cristina de Castro. Entendimento de pais e cuidadores de uma clínica escola sobre velofaringe e palatoplastia. Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014.