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Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Machado, Marlene Marques

Orientador(a):

Penin, Sonia

Ano de publicação:

1999

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

ensino e aprendizagem; ensino médio; ensino público

Resumo:

A expressiva expansão do Ensino Médio na década de noventa, principalmente na esfera estadual e em período noturno, a necessidade de sua qualificação frente às novas demandas sociais e as alterações legais do sistema educacional em relação ànovafunção desse nível de ensino fundamentam este estudo. Com a intenção de investigar as relações entre a escola e a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, foram analisadas as representações que os jovens matriculados no ensino médio,emperíodo noturno, de três escolas da rede pública, situadas em diferentes locais do estado de São Paulo, têm a respeito da escola e do trabalho. No tocante à escola, foram estudadas as representações relativas às dificuldades e facilidadesqueencontram para cursar a escola, quanto às possibilidades de o conhecimento adquirido no ensino médio responder às necessidades do mundo do trabalho. No que se refere ao trabalho, foram examinadas as representações relacionadas àsdificuldadesque esses alunos enfrentam para arrumar emprego e para conciliar o trabalho com os estudos, assim como à natureza do trabalho que realizam. Utilizando a modalidade de estudo de caso, numa perspectiva de pesquisa qualitativa, selecionaram-se três escolas, duas localizadas na cidade de São Paulo (centro e periferia) e uma em Itaju, pequena cidade do interior do estado de São Paulo. compuseram o universo da pesquisa cento e oitenta e cinco alunos. Foramaplicadosquestionários para alunos e professores, realizadas entrevistas com alunos e foram analisados tanto os documentos das escolas envolvidas, quanto a legislação estadual e federal. Os dados relativos aos alunos permitiu traçar seu perfil, realçando-se sua situação escolar e suas condições sócio-econômicas. Observou-se que o modo encontrado pelos alunos para conciliar trabalho e estudo diferencia-se conforme a localização da escola que freqüentam e que sua trajetória ocupacional depende do local de moradia, e algumas vezes, do gênero que pertencem. Verificou-se que os alunos imputam à escola a possibilidade de melhorar as condições para enfrentar o futuro e que a importância que atribuem ao Ensino Médio não se refere apenas ao fato desse prepará-los para um melhordesempenhono trabalho, mas também para um melhor convívio social e compreensão do mundo contemporâneo. A análise das representações dos alunos em relação ao que é apreendido na escola e às tarefas desempenhadas no trabalho teve a intenção de colocar em discussão a função social do ensino médio, enquanto formação geral, priorizando o desenvolvimento das competências necessárias para o desempenho no trabalho e para o exercício da cidadania.

ABNT:

MACHADO, Marlene Marques; PENIN, Sonia. Ensino médio na escola pública noturna frente às novas demandas sociais. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.