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Economia Solidária

Autor(a):

Meneghetti, Renata Cristina Geromel;Giaquinto, Douglas Felipe

Autor(a) USP:

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Nome do evento:

Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM

Assuntos:

educação matemática; educação de jovens e adultos; economia solidária; ensino e aprendizagem; etnomatemática

Palavras-chave do autor:

temas geradores; etnomatemática; economia solidária; banco comunitário

Resumo:

Este artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem de matemática integrado às ações de um Banco Comunitário (BC) e à comunidade local. Através desse processo busca-se por meio de uma abordagem contextualizada favorecer a emancipação das mulheres (membros desse grupo). A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, e se dá por meio de oficinas pedagógicas desenvolvidas com base em uma proposta de um tema gerador, socialmente significativo ao grupo, a partir do qual ocorrem discussões e elaboração de situações-problema envolvendo elementos desse contexto. Tais oficinas têm por objetivo tornar o processo de ensino e aprendizagem de matemática desafiador e próximo à realidade dessas mulheres, incentivando a busca por formas diferentes de solução para as situações enfrentadas. Como principal resultado, observou-se que as oficinas de Educação Matemática foram importantes tanto em relação a uma melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos como também para auxiliar estas mulheres a adquirirem maior autonomia nas atividades junto ao BC e à comunidade da qual fazem parte. Notou-se também que o ensino através da proposta de um tema gerador e de situações-problema neste contexto foi uma estratégia didática que potencializou a aprendizagem de matemática das envolvidas.

ABNT:

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; GIAQUINTO, Douglas Felipe. Ensino e aprendizagem de matemática por meio de temas geradores no contexto de um banco comunitário. Anais.. Andújar: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017.Disponível em: http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB701-800.pdf