Graduação
Enfermagem na atenção básica e a saúde do adulto e do idoso
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Direito [FD]
Departamento:
Enfermagem de Saúde Coletiva
Docente(s) responsável(is):
Lislaine Aparecida Fracolli, Suely Itsuko Ciosak
Objetivos:
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO O aluno já aprendeu a trabalhar com os instrumentos de reconhecimento das necessidades e nesse momento vai iniciar ações de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso. A Unidade Básica de Saúde é reconhecida como a principal porta de acesso dos usuários ao SUS e deve se responsabilizar pela resolução de 80% dos problemas prevalentes em saúde. Está em consonância com o perfil profissional estabelecido no PPP do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Nesta disciplina, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos anteriormente serão integrados a novos conhecimentos e habilidades relativos ao cuidado na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica. A aplicação destes proporcionará aos estudantes exercitar o raciocínio clínico durante a realização das atividades teórico-práticas. Esse conjunto de saberes e ações possibilitará a adequação da prática do cuidado à realidade, bem como comporá o perfil generalista do profissional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS l. Referentes à ação docente: 1. Instrumentalizar o planejamento e a implementação da assistência de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica. 2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter Inter setorial, nas ações voltadas à saúde do adulto e do idoso. 3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente). II. Referentes à ação discente: 1. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica; 2. Prestar cuidados de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional; 3. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial de enfermagem e de saúde na Atenção Básica
Programa:
O cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica cuidado integral ao indivíduo, família e grupos sociais; integralidade das ações e dos serviços, resolubilidade da atenção básica. - Bases teóricas e conceituais do cuidado que dão suporte à enfermagem na atenção básica: promoção à saúde, prevenção, intervenção e monitoramento de problemas e necessidades de saúde. - Ferramentas/instrumentos: consulta de enfermagem, grupos educativos, atendimento em grupos, visita domiciliária, ações intersetoriais e articuladas a outros serviços (rede de apoio), - Calendário de imunizações para adultos e idosos - Atenção à saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica - Promoção da Saúde - Qualidade de vida - Atenção ao adulto/idoso com HAS, dislipidemia e risco cardíaco Atenção ao adulto/idoso com diabetes tipo II e comprometimento vascular - Avaliação Multidimensional da Pessoa idosa e Síndromes Geriátricas - Redes de Atenção ao adulto/idoso e Linhas de Cuidado Instabilidade postural e risco de quedas METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA Ensino Teórico com aulas dialogadas, Ensino Teórico-prático em Unidades Básicas de Saúde e em Laboratório. Oficinas e Seminários