ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto [FEARP]

Departamento:

Administração

Docente(s) responsável(is):

Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy, ,

Objetivos:

Propiciar aos alunos conhecimento sobre os negócios com impacto social, finanças sociais e ecossistema relacionado, com objetivo de oferecer mais um possível caminho ao empreendedorismo e às novas economias. Para aqueles que não pretendem empreender, essa disciplina apresenta uma nova área de atuação das grandes corporações com as unidades de negócios de sustentabilidade e negócios sociais.

Programa:

Apresentar o ecossistema de empreendedorismo social aos alunos, mostrando que esta é uma nova opção de empreender ou de atuar em grandes empresas com divisões de Negócios Sociais. Essa nova forma traz conceitos de negócios mais justos unindo: a vontade dessa geração de solucionar algum problema social (responsabilidade social); e utilizando mecanismos de mercado que sejam economicamente viáveis (modelos de negócios, investimento de impacto). O papel do profissional em administração ampliado como empreendedor ou como agente articulador da população na base da pirâmide. As abordagens, princípios e instrumentos que apoiam na identificação de problemas sociais.  Responsabilidade social e empreendedorismo social  Terceiro setor e Estado  Ecossistema dos Negócios sociais e tipologias  Alianças estratégicas nos negócios sociais  Investimento de impacto  Microcrédito  Estratégias de negócios sociais  Mapeamento de diálogos: ferramentas para mudança social  Modelos de negócios e plano de negócios  Mensuração do impacto do valor social  Inovação social