Tese (Doutorado)
Efeitos do uso de uma cartilha educativa durante o pré-natal
Autor(a):
Gouveia, Luciana Magnoni Reberte
Orientador(a):
Hoga, Luiza Akiko Komura
Ano de publicação:
2012
Unidade USP:
Escola de Enfermagem [EE]
Assuntos:
gravidez; cuidado pré-natal; educação em saúde; qualidade de vida; efetividade
Palavras-chave do autor:
cuidado pré-natal educação em saúde efetividade gravidez qualidade de vida
Resumo:
Introdução: A educação para a promoção da saúde no pré-natal deve ser oferecida baseada nas necessidades e avaliações das próprias gestantes. A cartilha educativa Celebrando a Vida deve ser disponibilizada como parte da assistência pré-natal em função dos resultados que pode proporcionar às gestantes. Objetivo Geral: Avaliar os efeitos da cartilha educativa Celebrando a Vida na assistência pré-natal. Método: O método foi quantitativo e o tipo de estudo foi de intervenção, longitudinal, prospectivo, controlado e não paralelo. Locais de estudo: O estudo foi realizado em duas UBS do distrito de saúde do Butantã, em São Paulo: UBS Jd. Jaqueline e a UBS Jd. São Jorge. A população do estudo foi composta por gestantes em acompanhamento pré-natal, na UBS Jd. Jaqueline: grupo controle (sem cartilha) e grupo intervenção (com cartilha), e na UBS Jd. São Jorge: grupo controle (Curso do Pré-natal sem cartilha) e grupo intervenção (Curso do Pré-natal com cartilha). A coleta de dados foi realizada em três momentos: inicial, intermediário e seguimento. Os instrumentos utilizados foram: o questionário Sociodemográfico e Obstétrico, a escala de Qualidade de Vida Ferrans e Powers Quality of Life Index para gestantes e o Formulário de Avaliação da Educação sobre Gravidez durante o Pré-Natal. Análise de Dados: Qui-quadrado, Análise de Variância para Medidas Repetidas (ANOVA), Testes-t, Mann-Whitney e Wilcoxson. Resultados: 135 gestantes participaram do estudo na avaliação inicial, 126 no momento intermediário e 111 no seguimento. As informações recebidas durante o pré-natal foram avaliadas como suficientes pelo grupo intervenção da UBS Jd. Jaqueline após a entrega da cartilha, passando de 69,6% no momento inicial para 87,5% no seguimento. Na UBS Jd. Jaqueline, o conjunto representado por família, amigos e vizinhos foi o recurso mais citado no momento inicial para os dois grupos (76,6% controle, 57,4% intervenção). Após a intervenção, a cartilha foi o recurso mais citado para o grupo intervenção (68,2% no momento intermediário e 70,0% no seguimento). Na UBS Jd. São Jorge, o conjunto família, amigos e vizinhos foi o mais citado no momento inicial para os dois grupos (77,8% controle, 65,2% intervenção). No momento intermediário, os profissionais de saúde foram os mais citados (94,1% controle e 80,0% intervenção) enquanto a cartilha correspondeu a 75%. Na UBS Jd. Jaqueline e na UBS Jd. São Jorge, 100% das gestantes haviam lido a cartilha ou parte dela no seguimento. Mais de 70% das gestantes perceberam um aumento do conhecimento após ler a cartilha. Houve aumento significativo na qualidade de vida das gestantes da UBS Jd. São Jorge no momento intermediário. Conclusão: Houve resposta positiva à cartilha nas duas unidades. As gestantes leem a cartilha - mesmo aquelas com experiência de gestação anterior, utilizam as informações, são ajudadas pelo conteúdo da cartilha e também percebem mudança na vida. O uso da cartilha associada ao Curso do Pré-Natal aumenta a QV das gestantes em relação ao domínio socioeconômico.
ABNT:
GOUVEIA, Luciana Magnoni Reberte; HOGA, Luiza Akiko Komura. Efeitos do uso de uma cartilha educativa durante o pré-natal 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-20022013-151341/