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Educação Popular

Autor(a):

Almeida, José Luís Vieira de

Orientador(a):

Vieira, Evaldo Amaro

Ano de publicação:

1997

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

educação popular

Resumo:

Este estudo discute as representações veiculadas pelos "educadores de rua" no Estado de São Paulo. Ele é composto por quatro capítulos, No primeiro, discute-se a representação segundo Henry Lefebvre, destacando-se que as representações são mediações. No segundo capítulo, discute-se a mediação segundo György Lukács e István Mészáros. As representações veiculadas pelos "educadores de rua" são identificadas e apresentadas no terceiro capítulo com base nos dados obtidos por meio de entrevista semi-estruturada com 46 informantes. No quarto capitulo, desenvolve-se a crítica destas representações. O presente estudo conclui que os "educadores de rua" não conseguem desenvolver uma proposta pedagógica para os "meninos e meninas de rua", porque as suas atividades educativas têm por base as representações e, na medida em que elas fornecem uma visão distorcida do real, não podem oferecer parâmetros sólidos para o desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico. Deve ser acrescentado que a própria expressão "meninos e meninas de rua" é uma representação, pois tais meninos e meninas são "crianças em circulação" que, eventualmente, estão na rua.

ABNT:

ALMEIDA, José Luís Vieira de; VIEIRA, Evaldo Amaro. Educadores de rua do estado de São Paulo: as representações que informam a sua prática educativa. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.