ACESSAR O MATERIAL TAGS

Economia Solidária

Autor(a):

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Nome do evento:

Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM

Assuntos:

educação matemática; economia solidária; etnomatemática; ensino e aprendizagem

Palavras-chave do autor:

ensino e aprendizagem de matemática; economia solidária; pesquisa e extensão

Resumo:

Este trabalho focaliza o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma contextualizada, visando atender às demandas específicas de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Trata-se de um projeto em andamento, de caráter colaborativo e interdisciplinar. A pesquisa atua em um sistema de empreendimentos coletivos criado como condição para o desenvolvimento socioeconômico de bairros com população em situação de risco social localizados numa cidade do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos seguem uma abordagem qualitativa e etnográfica de investigação. Com base na Etnomatemática, a partir da compreensão de conhecimentos matemáticos utilizados nos EES identificam-se as dificuldades enfrentadas e traçam-se estratégias de ensino e aprendizagem de Matemática visando à superação dessas dificuldades. Em tais estratégias busca-se abordar o conteúdo por meio de situações-problema contextualizadas à realidade dos EES. Este trabalho possibilita trabalhar atividades de ensino, pesquisa e extensão concomitantemente. Do ponto de vista social (extensão universitária) proporciona ajuda na melhoria da qualidade de vida no trabalho e na inclusão social dos membros dos EES. No âmbito da Educação Matemática contribui com subsídios para práticas educativas em matemática dentro de um contexto especifico e também para o enriquecimento da formação pedagógica dos alunos (licenciandos ou pós-graduandos) que participam do projeto.

ABNT:

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Educação matemática no contexto da economia solidária: articulando ensino, pesquisa e extensão. Anais.. Andújar: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017.Disponível em: http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB501-600.pdf