Faculdade de Educação [FE]

Faculdade de Educação

Celso de Rui Beisiegel

1)Discutir os recursos que a análise sociológica oferece para a compreensão das relações entre as mudanças sociais e as mudanças educacionais. 2)Sob essa perspectiva, examinar as determinações sociais das mudanças educacionais no Brasil contemporâneo.

A educação escolar no Brasil passou por transformações radicais nas últimas décadas. Um sistema de ensino "dualista", caracterizado pela coexistência de dois padrões bem definidos de escolaridade, um para a formação comum dos cidadãos e um outro destinado à formação das elites, por força de reivindicações populares transformou-se, rápida e progressivamente, num sistema de ensino que pelo menos no plano formal já se apresenta aberto ao conjunto da coletividade. Em suas orientações gerais, essas mudanças respondem claramente às transformações da sociedade brasileira na economia, no mercado de trabalho e na cultura. A educação escolar, em todos os níveis e "ramos" mudou, acompanhando o processo de constituição da moderna sociedade urbana e industrial. O curso ora proposto foi organizado de modo a possibilitar a análise das relações entre essas mudanças sociais e as mudanças nas instituições educacionais, sob a perspectiva da Sociologia da Educação.

1)Estratificação social e estrutura de classes 2)Estratificaçào social, mobilidade social e educação escolar no Brasil. 3)Urbanização, industrialização, transformação no mercado de trabalho. A educação escolar entendida pelas populações urbanas como instrumento de ascensão social. Reivindicações educacionais das populações urbanas e ampliação das oportunidades de matrícula 4)Classes sociais e educação escolar. Educação e controle social Educação como técnica social Educação nas "teorias reprodutivistas" Educação enquanto processo de "conscientização" 5)Classes sociais e educação escolar no Brasil 6)A educação popular 7)A educação de jovens e adultos a partir da década de 1940 8)A educação popular no âmbito do "populismo" 9)Política e educação popular no Brasil na década de 1960 MEB, MCP, Campanha "de pé no chão também se aprende a ler", CPCs da UNE, Livro de leitura para adultos, método Paulo Freire de alfabetização, a campanha nacional de alfabetização de Cuba, em 1961 10) Política e educação popular no Brasil na década de 1960 11) A política da União para a educação popular após 1964: Cruzada ABC, Mobral, Fundação Educar. A Constituição de 1988. Extinção da Fundação Educar. A Comunidade Solidária e o programa de alfabetização solidária. 12) LDB, Emenda Constitucional nº 14, FUNDEF e educação popular na União, nos Estados e nos Municípios.