Educação Popular

Pimenta, Selma Garrido

Faculdade de Educação [FE]

multiculturalismo; escola pública

A pesquisa desenvolvida se coloca no campo das diferenças culturais entendidas como produto da história e que envolvem relações de poder assimétricas. Lidou com representantes das camadas populares, que em sua dimensão de classe social explorada, abrigam em seu interior elementos integrantes das teorias pós-críticas de currículo, onde emergem as questões ligadas ao multiculturalismo. Ao tomar a escola como um espaço composto por diferenças culturais, a questão que provocou o desenvolvimento do trabalho foi a de verificar como trata as diferenças nela presentes. A pesquisa foi iniciada em 1999, quando seu foco foi um grupo de 60 alunos migrantes nordestinos matriculados no período noturno. No transcorrer do processo, a pesquisa se ampliou tomando a escola no trato das diferenças culturais presentes em seu interior como a preocupação central. Para isso, foi necessário envolver os diversos atores que a compõem, nesse sentido, os alunos(as) migrantes e não migrantes, e os profissionais da escola tomados por marcadores identitários plurais que consideram a dimensão de gênero, raça, etnia, sexualidade e classe social. Esses atores forneceram suas vozes e suas vivências na constituição da pesquisa. Tendo por foco inicial os migrantes nordestinos, a dissertação evidenciou que nesse campo predominam os segmentos explorados da sociedade brasileira, ou seja a escola pública. Pesquisar sobre as camadas populares representou um contato direto com uma leitura viesada que associa pobreza econômica e pobreza cultural, quando se trata desses agrupamentos sociais. Assim, tomar o migrante como um referencial da diversidade cultural presente na escola hélios, se constituiu numa oportunidade para compreender melhor a riqueza cultural desse segmento, enquanto contraponto a essa leitura equivocada.

FRANCO, Luiz Fernando; PIMENTA, Selma Garrido. Educação e multiculturalismo - migrantes nordestinos em uma escola estadual: um estudo de caso a partir de escola pública. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.