ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Área de concentração:

Educação

Departamento:

Faculdade de Educação

Docente(s) responsável(is):

Maria Clara Di Pierro

Objetivos:

• Situar o/a pós graduando/a no debate teórico contemporâneo sobre a educação de pessoas jovens e adultas, introduzindo algumas das correntes de pensamento mais influentes no debate acadêmico internacional. • Discutir a história recente e as principais tendências contemporâneas das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil e na América Latina. • Reconhecer a diversidade dos sujeitos de aprendizagem, analisando a pluralidade sociocultural, territorial, geracional e de gênero dos jovens, adultos e idosos que demandam formação.

Justificativa:

O analfabetismo ainda é um fenômeno de grande magnitude no continente e a maioria da população latino-americana em idade jovem ou adulta tem baixa escolaridade, o que representa uma violação dos direitos educativos que aprofunda sua exclusão socioeconômica e cultural. Nas duas últimas décadas a identidade da educação de jovens e adultos vem sendo redefinida em virtude da revisão dos paradigmas que a informam, e do reconhecimento da diversidade sociocultural dos sujeitos que dela participam. No Brasil, o reconhecimento jurídico dos direitos educativos jovens e adultos à educação básica, somado às pressões da sociedade civil e aos compromissos internacionais assumidos pelos governos, fez com que a modalidade fosse incorporada às políticas de educação básica, demandando profissionais da educação qualificados e subsídios da pesquisa educacional.

Programa:

1. Balanço crítico da pesquisa em educação de jovens e adultos no Brasil e na América Latina. Fontes de pesquisa sobre o tema. 2. Tendências do pensamento político pedagógico sobre a educação de pessoas jovens e adultas: educação popular e educação continuada ao longo da vida. 3. Políticas públicas de alfabetização e de educação de jovens e adultos no Brasil e na América Latina. 4. Diversidade dos sujeitos de aprendizagem na educação de jovens e adultos.