Tese (Doutorado)
Educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares
Autor(a):
Sena, Maria das Gracas de Castro
Orientador(a):
Patto, Maria Helena Souza
Ano de publicação:
1991
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
escola e familia; creches
Resumo:
Investiga a validade da abordagem do handicap sócio-cultural, segundo a qual o fracasso escolar dos alunos provenientes das camadas populares e atribuído ao desinteresse da família pela educação e rendimento das crianças na escola. Analisa a educação familiar de crianças dessas camadas através da pesquisa das representações de um grupo de pais e mães, moradores da periferia urbana (Ibirité - mg), que se organizam e criam uma creche no bairro onde moram. Acompanha a trajetória do movimento e, posteriormente, realiza entrevistas com essas mulheres e seus maridos (15 sós no total), a fim de conhecer o relacionamento deles com seus filhos e suas expectativas quanto a criação dos mesmos. Conclui que os sós pesquisados apresentam uma concepção idealizada de educação fortemente influenciada pelos valores e modos de vida urbana que fica evidente no seu envolvimento com a criação e funcionamento da creche e em suas práticas discursivas. O discurso do desinteresse desses pais pela educação dos filhos e pelo seu rendimento escolar não e comprovado. Dessa forma, e necessário verificar até que ponto o fracasso escolar pode ser atribuído unicamente as condições de vida das camadas populares. Sugere a elaboração de projetos que viabilizem o acesso aos conhecimentos escolares pelas camadas populares, através do desenvolvimento do real potencial de suas crianças.
ABNT:
SENA, Maria das Gracas de Castro; PATTO, Maria Helena Souza. Educação das crianças: representações de pais e mães das camadas populares. 1991.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.