Artigo de periódico
Educação, cultura e cidadania: comunicações da periferia
Autor(a):
Alves, Luiz Roberto
Ano de publicação:
1999
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
cultura popular; comunicação; educação
Palavras-chave do autor:
cultura popular; política cultural; região do abc; estado; partido
Resumo:
O artigo discute a compreensão e o tratamento equivocado que se tem dado às políticas culturais no Brasil. Oscila-se do descaso e do desconhecimento completo ao mecenato e protecionismo do Estado, elitista e autoritário. Destaca a região do ABC paulista como espaço cultural concreto no qual as manifestações da população são interstício de resistência, na continuidade de serem tratados como mão-de-obra para exploração capitalista e consumidores de segunda classe. Critica os discursos ditos progressistas e de esquerda que tratam a cultura como projeção superestrutural ou então como expressão da infra-estrutura. Ressalta que a cultura é um valor de mediação, uma base de motivos, valores e estímulos à ação criativa e diferenciadora dos grupos que se organizam como comunidade. Faz proposições para uma política cultural conseqüente.
ABNT:
ALVES, Luiz Roberto. Educação, cultura e cidadania: comunicações da periferia. Comunicação & educação, São Paulo, n. 15, p. 35-44, 1999. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p35-44.