ACESSAR O MATERIAL TAGS

Participação Comunitária

Autor(a):

Vizioli, Simone Helena Tanoue;Fantin, Marcel

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]

Assuntos:

educação ambiental; participação comunitária; resíduos sólidos; pneus

Palavras-chave do autor:

extensão universitária; participação comunitária; reutilização de pneus

Resumo:

Este artigo apresenta três experiências extensionistas realizadas no Município de Arenápolis (MT), no âmbito do Projeto Rondon (Operação Bororos), entre os dias 10 a 26 de julho de 2015. O objetivo principal destas atividades foi construir um processo participativo junto à comunidade como elemento estruturador e consolidador de uma educação ambiental crítica e voltada à valorização da população como agente identificador de problemas e soluções. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas de capacitação para o reaproveitamento de pneus com foco em horticultura, produção de mobiliário e construção de um parquinho infantil que demonstraram a importância e a força de processos que aliam o conhecimento técnico ao saber popular. As oficinas de capacitação descritas neste artigo contribuíram para propagar o conceito de pertencimento ao lugar e para valorizar o aprendizado de humanidades, elementos impulsionadores do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras.

ABNT:

VIZIOLI, Simone Helena Tanoue; FANTIN, Marcel. Educação ambiental a partir da reutilização de pneus inservíveis no município de Arenápolis - MT. Extensio, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, v. 13, n. 23, p. 83-98, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2016v13n23p83/32679 > DOI: 10.5007/1807-0221.2016v13n23p83.>.