ACESSAR O MATERIAL TAGS

Economia Solidária

Autor(a):

Meneghetti, Renata Cristina Geromel;Giaquinto, Douglas Felipe

Autor(a) USP:

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Assuntos:

economia solidária; etnomatemática; ensino e aprendizagem

Palavras-chave do autor:

etnomatemática; andragogia; economia solidária; ensino e aprendizagem de matemática

Resumo:

Este artigo refere-se à continuação de um trabalho em Educação Matemática no contexto de um Banco Comunitário (BC), caracterizado como um Empreendimento Econômico Solidário (EES), e tem por finalidade abordar o processo de ensino e aprendizagem de matemática de forma contextualizada, visando atender as demandas específicas de conhecimentos matemáticos inerentes às atividades do BC. As intervenções em Educação Matemática focalizadas neste trabalho ocorreram considerando os pressupostos teóricos da Economia Solidária, da Andragogia e da Etnomatemática, concomitantemente. Tais intervenções foram realizadas mediante situações-problema envolvendo análise da viabilidade da implantação de dois novos EES fictícios propostos pelo grupo e envolveram conceitos matemática inerentes ao levantamento dos custos fixos, custos variáveis, custo dos materiais necessários para produção do produto, processo de precificação do produto e capital de giro necessário. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, em que se aborda nossa atuação em Educação Matemática junto ao referido banco. Como resultado, percebeu-se que as intervenções têm possibilitado aos membros do BC a aquisição e compreensão dos conhecimentos matemáticos de que necessitam de maneira mais significativa ao grupo; implicando na obtenção de uma autonomia maior nas atividades desenvolvidas junto ao banco e à comunidade. Assim, este trabalho reforça nossa percepção de que a Educação Matemática pode auxiliar o sujeito na transformação e na construção de uma nova realidade tanto no âmbito do trabalho quanto da vida em comunidade.

ABNT:

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; GIAQUINTO, Douglas Felipe. Economia solidária, etnomatemática e andragogia no contexto de um banco comunitário. Com a Palavra o Professor , Vitória da Conquista, UESB, v. 1, n. ja-abr. 2017, p. 115-133, 2017. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/156