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Cultura Popular, Educação Popular

Autor(a):

Póvoa, Tatiane

Orientador(a):

Setton, Maria da Graca Jacintho

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

cultura popular (educação); educação não formal; educação musical; socialização

Resumo:

A presente investigação baseia-se em trabalho de campo realizado entre os anos de 2007 e 2009 junto às crianças da Escola de Samba Vai-Vai, da cidade de São Paulo. O condutor da discussão é o processo de socialização das crianças que participam da ala mirim "Vai-Vai do Amanhã". A fim de conhecer a percepção infantil sobre os processos de transmissão e aquisição da "cultura carnavalesca", utilizou-se uma metodologia participativa com crianças a partir das reflexões da Sociologia da Infância, o que possibilitou conhecer parte de suas opiniões sobre tais processos. Observou-se que as interações sociais que ocorrem nas Escolas de samba são capazes de forjar um sistema de disposições orientador das condutas infantis, influenciando seus hábitos, crenças, valores e imprimindo, assim, a "marca" da "cultura carnavalesca" em seus corpos e mentes. No entanto, as crianças não recebem passivamente tal cultura. Elas ressignificam-na, transformando a Escola de samba e sendo transformadas por ela.

ABNT:

PÓVOA, Tatiane; SETTON, Maria da Graça Jacintho. "É tradição e o samba continua": a socialização das crianças numa escola de samba paulistana. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.