Dissertação (Mestrado)
Duas faces da malandragem: a figura do malandro nos contos “A volta do marido pródigo”, de Guimarães Rosa, e “Paulinho perna torta”, de João Antônio
Autor(a):
Cruz, Thiago Moraes Fernandes
Orientador(a):
Martin, Vima Lia de Rossi
Ano de publicação:
2014
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
literatura brasileira; literatura comparada; personagens; malandros
Palavras-chave do autor:
Guimarães Rosa;João Antônio;malandro;marginal;trickster
Resumo:
O presente trabalho analisa a construção da personagem malandra em dois contos da literatura brasileira: A volta do marido pródigo (1946) de Guimarães Rosa e Paulinho Perna Torta (1965) de João Antônio. O foco da análise incide na representação, respectivamente, culturalista e histórica do malandro pelos seus protagonistas. A construção da personagem malandra nesses contos corresponde à redução estrutural dessa figura na sociedade, seja como um tipo cultural, que, ideologicamente, representa o tipo simpático e cordial do brasileiro, ou como figura histórica, que se transformou na figura marginal e violenta do narcotraficante.
ABNT:
CRUZ, Thiago Moraes Fernandes; MARTIN, Vima Lia de Rossi. Duas faces da malandragem: a figura do malandro nos contos "A volta do marido pródigo", de Guimarães Rosa, e "Paulinho perna torta", de João Antônio. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-29042015-155520/ >.