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Favela

Autor(a):

Almeida, Maria Doninha de

Orientador(a):

Covre, Maria de Lourdes Manzini

Ano de publicação:

1997

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

sociologia educacional

Resumo:

Abordando a temática da cidadania burguesa, com o objetivo de estudar os paradoxos que caracterizam essa categoria no contexto da sociedade capitalista, o trabalho confronta a configuração da cidadania com os desafios relativos à condição de vida dos excluídos dos bens materiais de sobrevivência, no nordeste do País, e suas expectativas quanto à educação escolar. Defende que a formação e o desenvolvimento da cidadania são tecidos através da mediação e da inter-relação de todos os aspectos que se criam a partir das determinações de cada momento histórico, porém todas essas dimensões se firmam e se qualificam pela integração com o sustentáculo material. Considera que a qualidade do substrato material da vida do homem é o veículo material do desenvolvimento das demais instâncias da cidadania e realça duas dimensões básicas da cidadania: a sobrevivência material e a educação escolar. Metodologicamente o trabalho procura explicar a cidadania dos excluídos e sua relação com a educação escolar insistindo na crença em uma totalidade que corresponde a este momento e conduz a mediações apenas aparentemente externas à problemática geral dos excluídos. Compõe-se de três cenários interligados: cidadania nas discussões atuais e seu redimensionamento a partir do Welfare State; oficialização da pobreza no Brasil através do discurso oficial da década de 80, com destaque para a cidadania invertida; peculiaridades da cidadania dos excluídos abrigados na Favela do Sopapo, em Natal, e suas expectativas quanto à educação escolar. Finalmente, confirma o realce da qualidade da subsistência material e a importância da educação escolar no contexto da formação da cidadania dos excluídos no nordeste do País.

ABNT:

ALMEIDA, Maria Doninha de; COVRE, Maria de Lourdes Manzini. Do redimensionamento da cidadania burguesa à descidadania: bem-estar, exclusão e educação escolar. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.