Graduação
Diversidades, desigualdades e educação: aportes teóricos e estudos contemporâneos
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Departamento:
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
Docente(s) responsável(is):
Fabiana Augusta Alves Jardim, Flavia Ines Schilling
Objetivos:
1. Buscar referências teóricas para pensar as diferenças – suas configurações, seus desafios e seus paradoxos; 2. Buscar referências teóricas para pensar as desigualdades – suas dinâmicas, modos de gestão, suas consequências identitárias; 3. Refletir sobre limites e condições de políticas mais plurais e inclusivas.
Programa:
A disciplina tem por objetivo buscar referências teóricas para pensar o problema da norma e de seus outros: desvios, diferenças, deficiências, desigualdades, vulnerabilidades... Com o apoio de trabalhos que contribuam para evidenciar tanto os processos de produção da norma quanto os processos de normalização, procuraremos por referências capazes de iluminar as diferentes práticas presentes na sociedade atualmente para, ao examiná-las dessa maneira, refletirmos sobre os limites e as condições de políticas mais plurais e inclusivas. No percurso da disciplina, conferimos atenção especial ao papel desempenhado pela educação escolar no que se refere às suas próprias normas e processos normalizadores e também no que se refere à experimentação de outras práticas, capazes de fazer frente aos imperativos da normalidade.. Desvio, diferenças, desigualdades: aportes teóricos 2. Figurações: as diferenças como constructos sociais 3. “Ciladas da diferença”: as diferenças em um mundo igualitário 4. “Políticas da diferença”: gestão de riscos 5. “Poéticas” da diferença: identidades, direitos