ACESSAR O MATERIAL TAGS

Cultura Popular

Autor(a):

Nascimento, Mariana Galvao

Orientador(a):

Barretto, Elba Siqueira de Sa

Ano de publicação:

2009

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

diversidade cultural; currículos e programas; relações étnicas e raciais

Palavras-chave do autor:

diversidade cultural;currículo;relações étnico-raciais

Resumo:

O objeto de estudo desta dissertação é a análise da experiência de introdução de oficinas de Cultura Brasileira em escola municipal da capital paulista, cujo projeto pedagógico tem características diferenciadas. Esboçando as linhas mestras do projeto da escola em que ocorre a experiência, ao descrever e problematizar o trabalho desenvolvido nessas oficinas, notadamente, as de Capoeira e de Música que tratam da temática afro-brasileira, buscou-se analisar as tensões existentes entre o conhecimento oficial veiculado na escola e os saberes tradicionais produzidos no universo das culturas populares. Foram realizadas entrevistas com membros da comunidade escolar diretora, professoras, oficineiras, membros do Conselho Pedagógico, bem como alunos e familiares, com o intuito de reconstruir as origens das atividades em torno da cultura brasileira na escola, e de verificar os desdobramentos da abordagem que valoriza as contribuições da cultura afro-brasileira. O objetivo foi o de analisar em que medida há integração entre os conhecimentos sistemáticos e as oficinas culturais; se as professoras da escola demonstram aceitar e reconhecem a proposta de trabalho em torno da cultura afro-brasileira como componente do conteúdo curricular e, ainda, se perceberam mudanças na forma como os estudantes elaboram suas convicções sobre a presença e a contribuição dos afro-descendentes em nossa cultura. Da parte das crianças quis-se identificar como elas captam e reelaboram as informações advindas das oficinas que têm como temática a cultura afro-brasileira e se, de alguma maneira, alunos afrodescendentes aceitam melhor a presença das culturas negras na composição de suas identidades. Do lado das crianças brancas desejou-se observar se a abordagem incitada nessas oficinas produziu mudanças relativas à ampliação de seus repertórios culturais originais. Em relação aos familiares, tentou-se captar como eles aceitam a proposta que a escola oferece de trabalho com a diversidade cultural. Para tanto, utilizamos o referencial teórico da teoria crítica do currículo, com base em autores como Apple, Giroux, McLaren, Sacristan, bem como algumas contribuições de Canclini, para melhor compreender a inserção de culturas tradicionais no contexto do capitalismo global.

ABNT:

NASCIMENTO, Mariana Galvão; BARRETTO, Elba Siqueira de Sa. Diversidade de culturas na escola: reflexão sobre uma experiência. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23022010-150127/ >.