Trabalho de evento
Diretrizes e metodologia na produção de materiais didáticos para suporte a intervenções pedagógicas em matemática no contexto da economia solidária
Autor(a):
Meneghetti, Renata Cristina Geromel; Oliveira Filho, Edinei de
Autor(a) USP:
Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]
Nome do evento:
Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária - CONPES
Assuntos:
educação matemática; etnomatemática; material didático; economia solidária
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho é abordar o desenvolvimento de um projeto focando a produção de materiais didáticos (apostilas) que visa sistematizar intervenções pedagógicas de matemática realizadas junto a dois Empreendimentos Econômicos Solidários (EES): um banco comunitário e um empreendimento de produção de artesanato a partir de papel reciclável. A metodologia de ensino empregada para a confecção desses materiais é a resolução de problema aliada aos princípios da Etnomatemática, assim eles foram produzidos focalizando conteúdos de matemática necessários às atividades desses EES e abordados a partir de situações-problema contextualizadas. Como resultado, obtivemos materiais didáticos que poderão servir de apoio ao desenvolvimento (de forma mais autônoma) das atividades desses EES. Além disso, tais materiais poderão também inspirar e/ou respaldar outras práticas educativas em contextos culturais específicos semelhantes aos abordados neste trabalho.
ABNT:
MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; OLIVEIRA FILHO, Edinei de. Diretrizes e metodologia na produção de materiais didáticos para suporte a intervenções pedagógicas em matemática no contexto da economia solidária. Anais.. São Carlos: Diagrama Editorial, 2018.Disponível em: http://www.conpes.ufscar.br/wp-content/uploads/trabalhos/iiconpes/gt11/meneghetti_renata_oliveirafilho_edinei.pdf