ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Escola de Educação Física e Esporte [EEFE]

Departamento:

Esporte

Docente(s) responsável(is):

Ana Lucia Padrão dos Santos, ,

Objetivos:

Analisar a relação entre o indivíduo e a sociedade, considerando a os aspectos político-sociais, ético-morais, técnico-profissional e científico. Conhecer e analisar a realidade social brasileira e sua inter-relação com o desenvolvimento da Educação Física e Esporte no país. Identificar e analisar os padrões de estabilidade e mudança da Educação Física e o Esporte na sociedade atual.

Programa:

Introdução à Sociologia:  Principais autores e teorias.  Conceitos gerais: indivíduo e sociedade; interação e desenvolvimento social; socialização; cultura; grupos sociais; estrutura e dinâmica social; instituições sociais; regulamentação, controle e desvio social; cidadania; mudança social;  Sociedade brasileira: educação, escolaridade e educação física. Dimensões Sociológicas da Educação Física e Esporte:  Educação Física, Esporte e grupos sociais: faixas etárias.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: educação.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: raça e etnia.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: aspectos socioeconômicos.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: gênero.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: religião.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: aspectos políticos.  Educação Física, Esporte e grupos sociais: organizações formais.  Educação Física, Esporte e sociedade: qualidade de vida.  Educação Física, Esporte e sociedade: mídia de massa.  Educação Física, Esporte e sociedade: controle e desvio social.  Educação Física, Esporte e sociedade: regulamentação e atuação profissional.