Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Ana Claudia Castilho Barone

Oferecer um quadro referencial da literatura que propõe uma interpretação interseccional entre cidade, cultura e raça no debate internacional. Proporcionar um aprofundamento das correntes investigativas que consideram os aspectos étnico-raciais como ferramentas analíticas fundamentais para a compreensão das questões urbanas contemporâneas. Estimular uma discussão sobre a cidade a partir dos conceitos de diáspora e multiculturalismo e conhecer a reflexão de autores da diáspora africana acerca da cidade contemporânea. Promover um debate sobre a utilização de fontes alternativas de pesquisa, capazes de trazer dados relevantes sobre a condição étnico-racial urbana no Brasil e no mundo. Verificar a apropriação dos conceitos de diáspora, pan-africanismo, multiculturalismo no Brasil e analisar sua pertinência para o debate contemporâneo sobre cidades brasileiras.

Os últimos trinta anos assistiram a um aumento notável do debate sobre a questão racial no Brasil. O marco regulatório Constitucional para a criminalização do racismo, o reconhecimento das comunidades quilombolas e as políticas de ação afirmativa no país fez com que o problema das relações raciais deixasse de ser um tema circunscrito aos âmbitos acadêmico e intelectual, para ocupar novas esferas da sociedade, como a mídia e os movimentos sociais. Uma das dimensões mais relevantes da questão racial no Brasil é sua manifestação no território. Tradicionalmente, no campo das ciências humanas, os estudos relativos à questão racial privilegiam uma dimensão histórico-temporal, observando as desigualdades entre as raças e suas transformações no tempo, de acordo com a conjuntura social e política do país. Nesse contexto, pouco têm sido investigadas as questões relativas às disputas pelo espaço por parte dos diferentes grupos raciais. Por outro lado, o enfoque dos estudos em relação às lutas pelo espaço urbano tem privilegiado o recorte por classes sociais. Olhar para o objeto urbano a partir da questão racial traz uma leitura que permite criar novos significados para o debate sobre a produção e apropriação do espaço urbano no Brasil, a segregação e a cidadania, colocando esses problemas em um novo prisma e pressupondo novos recortes, periodizações, orientações metodológicas e epistemológicas. Ao mesmo tempo, também na consolidação do urbanismo, seja como campo disciplinar teórico-analítico, seja como prática instrumental de elaboração de projetos e políticas de intervenção urbana, a questão racial foi amplamente negligenciada. Embora a bibliografia consolidada, tanto sobre o processo de urbanização como sobre a emergência do urbanismo no Brasil, tenha identificado processos de racialização e de submissão do grupo negro a formas de dominação racial, essas questões nunca foram enfrentadas em sua especificidade na formulação do urbanismo como campo disciplinar próprio. Pelo contrário, nas diferentes concepções do urbanismo em disputa até os dias de hoje, emerge uma disciplina que visa o disciplinamento, o ordenamento e a regulação do espaço urbano, arvorando-se de um pretenso universalismo que, na realidade, jamais referiu-se à iniquidade específica dos grupos negros na disputa pelo território urbano e nas lutas pelo direito à cidade. A disciplina Diáspora, multiculturalismo e a cidade pós-colonial vem de encontro à necessidade de institucionalizar um campo de pesquisa, análise e interpretação da cidade e do urbanismo no Brasil a partir desses conceitos.

1. A contribuição da obra de W.E.B. Du Bois, Fantz Fanon e Stuart Hall para o debate sobre a questão racial no mundo contemporâneo; 2. O movimento Pan-africanista; 3. O conceito de Diáspora e sua utilidade para a compreensão da questão racial nas cidades contemporâneas; 4. O conceito de Multiculturalismo e sua aplicação para a compreensão da questão urbana; 5. A cidade pós-colonial; 6. A apropriação dos conceitos de diáspora, pan-africanismo e multiculturalismo pelo movimento negro brasileiro; 7. Alguns debates da filosofia africana contemporânea em diáspora sobre a cidade.