ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Departamento:

Filosofia da Educ e Ciências da Educ

Docente(s) responsável(is):

Edna Antonia Mattos Morais Andrade, Elie George Guimaraes Ghanem Junior, Fabiana Augusta Alves Jardim, Flavia Ines Schilling, Kimi Aparecida Tomizaki, Maria da Graca Jacintho Setton, Marilia Pontes Esposito

Objetivos:

A disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno um referencial teórico e temático acerca de clássicas noções e categorias de análise das ciências humanas. Com a perspectiva de transcender os limites dos campos da sociologia, antropologia e educação especial, busca-se ampliar as margens de investigação e reflexão das sociedades contemporâneas, suas instituições educativas, agentes, estruturas, valores e representações.

Programa:

A disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno um referencial teórico e temático acerca de clássicas noções e categorias de análise das ciências humanas. Com a perspectiva de transcender os limites dos campos da sociologia, antropologia e educação especial, busca-se ampliar as margens de investigação e reflexão das sociedades contemporâneas, suas instituições educativas, agentes, estruturas, valores e representações. Trabalhando com paradigmas multidimensionais tem-se a intenção de oferecer metodologias de análise que auxilie a compreensão de fatores que trançam o tecido social na sua configuração material e simbólica. Ademais, considerando a sóciogênese dos conceitos que dão título à disciplina, julga-se possível apresentar, mesmo que brevemente, as principais contribuições que fazem das ciências humanas a base do pensamento social. Ressaltado a temática a ser desenvolvida a partir da leitura de um único ou, vários autores, ou mesmo, enfatizando a questão conceitual em diferentes paradigmas bem como seus oportunos desdobramentos, avalia-se possível desenvolver a capacidade reflexiva e investigativa do estudante.