Faculdade de Educação [FE]

Faculdade de Educação

Maria Cecilia Cortez Christiano de Souza

Apontar caminhos de pesquisa sobre a temática da desigualdade racial, visando o enfrentamento e a superação do preconceito. Refletir sobre os efeitos no psiquismo da violência do racismo. Analisar a configuração particular que o preconceito racial assumiu no Brasil e investigar suas repercussões em processos de escolarização. Contribuir com a formação de pesquisadores na área de maneira a possibilitar que uma compreensão adequada do problema auxilie o combate ao racismo no contexto escolar, quer nas formas mais explícitas, quer nas formas mais sutis e sofisticadas.

O reconhecimento do caráter ainda inalcançado da democracia racial no Brasil tem levado à preocupação de pesquisas sobre os entraves objetivos e subjetivos que impedem ou encurtam as trajetórias escolares em parcelas majoritárias da população brasileira afrodescendente. A permanência e as transformações do peculiar racismo vigente, seus aspectos multifacetados, o sofrimento psíquico que ocasiona, requer exame cuidadoso por parte de pesquisadores comprometidos com a educação de qualidade. Nesse sentido, o reconhecimento da sua complexidade, seu enraizamento histórico e sua ressonância em processos subjetivos, conscientes e inconscientes, o respeito ao tempo subjetivo e o tempo social ligados a sua superação aparecem como elementos necessários.

O enfrentamento e a superação do racismo na formação dos professores: algumas questões. Conceituação preliminar - ideologia e preconceito. A violência do racismo - transformações e permanências. Preconceito de raça e preconceito de classe. O sintoma social e o sintoma subjetivo - as contribuições da psicanálise. A valorização das raízes africanas e da negritude no Brasil para além e para aquém da história da escravização.