Dissertação (Mestrado)
Desafios na aquisição da identidade profissional por jovens universitários egressos de cursinho pré-vestibular popular
Autor(a):
Santos, Marcelo Augusto Parpulov dos
Orientador(a):
Lehman, Yvette Piha
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
escolha profissional; identidade profissional; orientação vocacional; vestibular
Palavras-chave do autor:
escolha profissional, identidade profissional,;vestibular, orientação vocacional
Resumo:
O trabalho aborda o ingresso no ensino superior por um grupo de jovens provenientes do curso preparatório pré-vestibular popular-PsicoUSP, entre os anos de 2004 e 2005. O aumento da demanda por acesso às universidades pelas camadas populares na última década tem gerado diferentes movimentos sociais, dentre eles os cursinhos denominados populares e que têm obtido significativos resultados. A proposta do trabalho foi explorar o fenômeno sob a perspectiva do ingressante, compreendendo sua trajetória pessoal nesse acesso. Além disso, procurou entender como as transformações no mundo do trabalho influenciam o processo de vinculação com o papel universitário e a identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo utilizou entrevistas semi-dirigidas, sendo colhidos oito depoimentos de jovens provenientes desse curso. Da análise de conteúdo foram levantadas diferentes categorias para análise: caracterização dos depoentes (background escolar, familiar e de relacionamentos); acesso e manutenção no ensino universitário; percepção de futuro e projeto de vida; vínculos com o curso pré-vestibular e o processo de escolha profissional. Os jovens atribuem importância ao cursinho pré-vestibular como agente de suporte pessoal, mostrando como a instituição ultrapassa o espaço de ensino e fornece elementos para o desenvolvimento de seus projetos de vida.
ABNT:
SANTOS, Marcelo Augusto Parpulov dos; LEHMAN, Yvette Piha. Desafios na aquisição da identidade profissional por jovens universitários egressos de cursinho pré-vestibular popular. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.