ACESSAR O MATERIAL TAGS

Perinstituto De Física [If]Eria

Autor(a):

Spira, Vinícius Augusto Guerra

Orientador(a):

Peixoto, Fernanda Arêas

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

periferia; escola pública; bibliotecas públicas; interação social (comportamento social); equipamento urbano

Palavras-chave do autor:

acolhimento;arquitetura;bibliotecas;cotidiano;equipamentos públicos;escolas;espaço;interações;periferia

Resumo:

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) reúnem um conjunto de equipamentos de educação, cultura, esporte e lazer, e configuram centralidades urbanas em muitas das áreas mais periféricas de São Paulo. A pesquisa utiliza o termo acolhimento para referir-se à intenção de muitos servidores públicos dos CEUs de entregar benefícios aos moradores dessas áreas e de estabelecer relações de diálogo e reciprocidade com eles. O acolhimento depende do modo como se dão as interações cotidianas entre usuários e funcionários, e de como estas interações são influenciadas por espaços, normas, leis e diretrizes de um modo geral. A influência de aspectos como esses sobre as interações é objeto de uma investigação etnográfica realizada entre 2010 e 2014 entre gestores, bibliotecários e usuários dos CEUs Butantã e Vila Rubi. Destaca-se a proposição de uma tipologia de influências designadas contextos extensivos, intensivos e separadores que vai além do pressuposto de que o acolhimento se efetiva exclusivamente por meio de espaços abertos e de outras formas de garantia de liberdades de ação e interação. Vale mencionar também que a pesquisa associa investigação e intervenção, pela sugestão de linhas de ação aos servidores dos CEUs e pela implementação e análise de uma reforma dos espaços da biblioteca do CEU Butantã realizada com base em minha dupla formação em antropologia e arquitetura.

ABNT:

SPIRA, Vinícius Augusto Guerra; PEIXOTO, Fernanda Arêas. Desafios do acolhimento e práticas espaciais: os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-09062015-121048/ >.