Dissertação (Mestrado)
Democratização do ar como exercício de cidadania (Estudo de caso das rádios comunitárias, Esperança 101,3 FM e Companheira 93,3 FM, na sua relação com os movimentos sociais de São Mateus e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo)
Autor(a):
Padilla Fernández, Adrian José
Orientador(a):
Borin, Jair
Ano de publicação:
1999
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
rádio; rádio comunitária; rádio (aspectos sociais); emissoras de rádio
Resumo:
Fundamentados em um estudo de caso, das Rádios comunitárias Esperança 101,3 FM, de são Mateus, e Companheiras 93,3 FM, de Cidade Tiradentes, ambas na Zona Leste de São Paulo, tentamos demonstrar com essa prática comunicacional contribui para o fortalecimento do desenvolvimento local e consolidação do processo de participação democrática da comunidade. Para a pesquisa analisou-se a situação atual dessas rádios comunitárias, a sua significação na construção dos espaços públicos para o exercício da cidadania.
ABNT:
PADILLA FERNÁNDEZ, Adrian José; BORIN, Jair. Democratização do ar como exercício de cidadania (Estudo de caso das rádios comunitárias, Esperança 101,3 FM e Companheira 93,3 FM, na sua relação com os movimentos sociais de São Mateus e Cidade Tiradentes, na zona leste de^São Paulo). 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.