Dissertação (Mestrado)
Democracia, comunidade e educação: Projeto Aprendiz
Autor(a):
Andrade, Sylvio Almeida
Orientador(a):
Boto, Carlota
Ano de publicação:
2007
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
sociologia; democracia; educação; comunidades; tecnologia educacional
Resumo:
Diversos projetos sociais educacionais tem surgido, através de iniciativas do Terceiro Setor. Dentre essas iniciativas, 0 PROJETO APRENDIZ é um dos que mais vem ganhando destaque. Seus trabalhos são apresentados como inovações de práticas educacionais e de saberes utilizados nas atividades, além dos propósitos comunitários presentes nos projetos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender e analisar o contexto dessas atividades, como forma de obter clareza em relação as questões sociais que emergiram no contexto da globalização, no qual a maior parte de semelhantes iniciativas surgiram. Para abordar a questão, a pesquisa acompanhou um dos programas oferecidos pelo APRENDIZ, RADIO ATIVO, inspirada na sociologia, como forma de preparação para o levantamento de diversos aspectos que não se encontram presentes nos discursos institucionais, como diversos saberes e modos de se relacionar com os mesmos, pelos jovens. Outro aspecto importante a ser considerado foi a analise do caráter comunitário do APRENDIZ, tendo como referencial teórico, o tratamento dado à questão da comunidade, apresentado por Zigmunt Bauman, o que permitiu algumas considerações à respeito da pertinência do PROJETO APRENDIZ, em relação às questões sociais apontadas por Bauman (2003), na sociedade atual.
ABNT:
ANDRADE, Sylvio Almeida; BOTO, Carlota. Democracia, comunidade e educação: Projeto Aprendiz . 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.