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Segregação Urbana

Autor(a):

Zoboli, Luciano 

Orientador(a):

Fonseca, Fernanda Padovesi

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

geo-historia; mobilidade; cartografia; São Paulo

Resumo:

O presente trabalho aborda a questão da mobilidade na cidade de São Paulo no período entre a chamada Segunda Fundação de São Paulo e os desdobramentos iniciais do Plano de Avenidas. Com uma abordagem geo-histórica, direcionamos nosso olhar para a discussão dessas espacialidades pretéritas e a construção de novas visualizações. Para isso, compomos um quadro histórico da cidade e uma discussão acerca dos principais atores dessa mobilidade urbana: os bondes de tração animal, o auge dos bondes elétricos e o crescente protagonismo do automóvel. Após essa etapa, constituímos uma metodologia para o trabalho com a cartografia digital e o uso das representações daquela cidade na elaboração de métodos para desvelar tais lógicas e outras dinâmicas envolvendo métricas como distância-custo e distância-tempo. Os resultados procuram pintar um quadro de uma cidade com um capital espacial desigual entre seus diferentes bairros e extremamente dependente do centro, um possível princípio dos problemas de mobilidade que reverberam na configuração territorial da São Paulo de hoje.