ACESSAR O MATERIAL TAGS

Educação Popular

Autor(a):

Soriano, Leonardo Araujo;Diniz, Alex Luís Araujo;Baseio, Maria Clara;Paula, Jayter Silva de

Autor(a) USP:

Paula, Jayter Silva de

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [FMRP]

Assuntos:

educação médica; tutor; aprendizagem

Palavras-chave do autor:

relações comunidade-instituição tutor, aprendizado

Resumo:

Modelo de Estudo: Relato de experiência. Importância do problema: O acesso ao ensino superior no Brasil tem sido ampliado por uma série de programas e ações do Estado. Entretanto, ações voltadas à educação nos níveis básicos não evoluíram da mesma forma, deixando lacunas na formação dos jovens. Nesse contexto, muitos cursos pré-vestibulares populares ou comunitários foram criados, na tentativa de suprir a essas necessidades da população que não tem condições financeiras para pagar um cursinho privado. O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade deSão Paulo (PET-FMRP-USP) gere, desde 2008, o Cursinho Popular do PET-Medicina (CPM), que somou ao longo desses sete anos mais de 500 alunos matriculados, com 183 aprovações em vestibulares, tanto em universidades públicas como nas particulares com bolsas de estudo. Comentários: Dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão da universidade, o CPM representa um programa de extensão com benefícios a todos os envolvidos, incluindo professores e gestores, que têm a oportunidade de incrementar suas habilidades de relacionamentos interpessoais e praticar atos de cidadania.

ABNT:

SORIANO, Leonardo Araujo; DINIZ, Alex Luís Araujo; BASEIO, Maria Clara; PAULA, Jayter Silva de. Da saúde à extensão universitária: cursinho popular do PET-medicina, um projeto bem-sucedido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Medicina (Ribeirao Preto. Online), Ribeirão Preto, v. 49, n. 4, p. 388-392, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p388-392 > DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v49i4p388-392.