Pós-Graduação
Da Construção da Casa à Indústria Imobiliária: Espaço e Política
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Área de concentração:
Habitat
Departamento:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Docente(s) responsável(is):
Paulo Cesar Xavier Pereira, , Maria Beatriz Cruz Rufino
Objetivos:
• Compreender os fundamentos sociais da indústria da construção na perspectiva da produção do espaço e problematizar o desenvolvimento da construção da casa, da cidade e a constituição da indústria imobiliária. • Debater a base teórica e histórica necessária para a investigação da construção da cidade, da arquitetura e da urbanização. • Discutir as relações sociais da produção imobiliária compreendendo o papel dos diferentes agentes envolvidos. • Reconhecer as continuidades e descontinuidades do processo socioespacial da indústria da construção tendo como referência a cidade de São Paulo, estabelecendo elementos para uma crítica do habitat construído sob domínio das finanças.
Justificativa:
O conhecimento crítico da arquitetura, da urbanização e do urbanismo com seus laços com a produção imobiliária contemporânea não prescinde da história da construção e da transformação da cidade, antes a supõe. Nesse sentido, explicitar a lógica e a transformação histórica das condições materiais e sociais de produção, apropriação e uso do espaço urbano torna-se um elemento preliminar para a discussão e avanço deste conhecimento. A lógica industrial da construção combina-se à lógica imobiliária como apropriação e produção do espaço e do valor, diversificando e articulando diferentes formas de produção e apropriação da cidade, o que determina uma heterogeneidade técnica e social do espaço urbano e caracteriza o desenvolvimento desta indústria. A compreensão da conformação histórica das formas sociais de apropriação, produção e uso do espaço é por tanto essencial ao aprofundamento do conhecimento sobre os processos contemporâneos da produção da cidade e da sua arquitetura, caracterizados pela articulação com processos mais gerais de reestruturação capitalista, marcada nesta etapa pelo domínio das finanças e exacerbação do capital fictício.
Programa:
Os conteúdos do programa serão tratados em aulas expositivas e seminários. Na discussão dos temas serão destacados os elementos teóricos e históricos fundamentais da construção da cidade relacionando-os com o desenvolvimento do espaço e da política urbana. Esta relação será mediada por uma compreensão da diversidade de formas sociais de produção do espaço, heterogeneidade técnica e social do desenvolvimento da construção, e das estratégias de reprodução do capital. Para cada aula serão indicados textos de referência que serão discutidos em classe e servirão para apoio ao desenvolvimento das monografias. O conteúdo programático da disciplina está organizado em quatro partes principais, que se subdividem em temáticas específicas, descritas a seguir. 1. Quadro de referências: teoria e história. 1.1 Produção (da Construção) imobiliária: edifício, cidade e formas de produção 1.2 Desenvolvimento da cidade brasileira: questão da terra, habitacional e urbana 1.3 Do espaço urbano ao metropolitano: economia, política e planejamento 2. Construção da casa : 2.1 A utilização da terra como mercadoria (e falso capital) 2.2 Formação do mercado: trabalho, dinheiro e imóveis (terra e edifício) 2.3 Arquitetura, materiais e o complexo industrial da construção 3. Construção da cidade: 3.1 O edifício, a forma condomínio e o crédito 3.2 O adensamento vertical e o espraiamento periférico 3.3 O padrão dual de interpretação do crescimento urbano 4. Indústria imobiliária: 4.1 A incorporação imobiliária: inovação financeira e arquitetônica 4.2 (I)mobilização do financeiro, fundos públicos e produção habitacional 4.3 Financeirização, centralização do capital e urbanização contemporânea 4.4 Hegemonia, Estado e estratégias de financiamento das cidades