ACESSAR O MATERIAL TAGS

Ação Afirmativa, Educação Popular

Autor(a):

Bacchetto, João Galvão

Orientador(a):

Oliveira, Romualdo Portela de

Ano de publicação:

2003

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

vestibular; direito à educação; educação

Palavras-chave do autor:

ação afirmativa;cursinho;direito à educação;Enem;ensino superior;igualdade;política educacional;reserva de vagas;vestibular

Resumo:

Este trabalho aborda os cursinhos pré-vestibulares alternativos existentes no Município de São Paulo na década de 1990. Essas organizações surgiram no momento em que o ensino médio mais que dobrou sua matrícula, incorporando a camada social mais pobre da população. Procurando garantir o ingresso desses alunos no ensino superior, tais pré-vestibulares, além de oferecer o curso a preços populares, passaram a lutar por políticas de ação afirmativa que garantissem a igualdade no acesso, em especial para os alunos da rede pública e estudantes afrodescendentes. A pressão exercida já produziu alguns resultados, como a isenção de taxa em alguns exames seletivos e um maior debate sobre a desigualdade no acesso das universidades públicas. Observou-se em especial as alterações no vestibular da USP, já que esta concentra o maior número de vagas públicas daquele município.

ABNT:

BACCHETTO, João Galvão; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1991-2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07082003-114804/.